terça-feira, 5 de outubro de 2010

Para o relacionamento a palavra-chave é superação

As quatro fases dos relacionamentos
Quando se começa um relacionamento, qualquer que seja ele: de esposos ou familiar, de pais e filhos, entre parentes e até entre amigos, acontece, a meu ver, um processo de entrelaçamento de vida, apresentando na prática em 4 fases distintas: o encantamento, o sofrimento, a decepção e a superação.

A primeira fase do relacionamento é o encantamento, porque é a fase inicial, quando se conhece a pessoa, no caso do pai ou da mãe quando vê o filho recém-nascido, eles “babam” de encantamento. Quando um casal começa a namorar é a mesma reação, tudo leva a olhar com amor, a querer bem, os defeitos ficam totalmente obscurecidos pela paixão, é um encantamento. O mesmo acontece com todos os tipos de relacionamentos humanos.


Com o passar do tempo, as pessoas, principalmente as que vivem juntas, começam a se ferir com os desencontros de opiniões, as discussões, os desencontros e brigas, palavras colocadas inadequadamente, egoísmos. É a fase do sofrimento. Amar nos provoca muito sofrimento e também fazemos sofrer a quem mais amamos. E é natural que isso aconteça, porque a pessoa traz em si misérias e pecados que acabam se revelando no processo de comunicação; em meio às virtudes, que todos temos, estes pecados sempre acabam provocando sofrimento nas pessoas com quem convivemos.

O relacionamento chega ao ápice da crise quando a pessoa amada se mostra totalmente o oposto do que havíamos sonhado [que ela fosse]. Isso porque nós temos a facilidade de idealizar as pessoas e construir “castelos de areia” sobre o que imaginamos que elas sejam ou possam ser. Na fase da decepção, quando tudo isso cai por terra por traições físicas ou espirituais, resta um grande vazio no relacionamento e há a vontade de desistir de tudo por conta da quebra de qualquer expectativa de possibilidade de viver com essa pessoa que nos decepcionou profundamente; fato este que gera mágoas e ressentimentos enormes e uma verdadeira crise. Todos nós já decepcionamos alguém e fomos decepcionados no processo de vida em comum.

Vejo que a crise (e no casamento acontecem muitas) é também muito importante para o crescimento espiritual do casal. Porque só se cresce a partir de crises. A este crescimento eu chamo de superação, que é a fase madura do relacionamento. A superação é a recuperação da fase do encantamento por meio de atitudes de acolhimento da fraqueza da outra pessoa. Num relacionamento dilacerado pelas fases intermediárias (sofrimento e decepção) a superação é a busca de um novo entendimento, visando uma nova relação humana, pautada no conhecimento profundo, sem máscaras ou fingimentos.

Superação é a “palavra-chave” do relacionamento, pois ninguém se exime de viver a decepção e o sofrimento provocado pelo outro. O caminho que proponho é buscar o diálogo a cada momento, visando superar tudo isso e reavivar o amor, tendo como premissa o amor de Deus, que é grandioso, que perdoa sempre e supera nossa humanidade ferida pelo pecado, dando-nos a cada dia uma nova chance, um começar tudo de novo, com a alma lavada pelo Seu Sangue e totalmente perdoada. Olhando para esta atitute do Senhor dê passos para viver essa superação em seus relacionamentos humanos.

Diácono Paulo Lourenço

Recebi este email da minha prima Cris, ela mora em Natal e no meu coração, sempre me manda textos lindos, mais este, me fez refletir sobre a dificuldade que temos em mantermos um relacionamento, por besteira, desistimos fácil de se relacionar, o problema está no egoísmo, no desespero de conseguir estatus, fortuna, hoje, se não somamos, não servimos...
Yaya

2 comentários:

  1. Que lindo Prima,
    Fico muito feliz em saber que gostou do texto.
    Realmente é isso mesmo que vc comentou.
    Por esse motivo quis partilhar com meus amigos, assim como você.

    Eu te amo muito, muitas saudades!
    Espero que em DEZEMBRO dê certo para eu e meu amado irmos pra ir.

    Beijão! Prima linda!

    ResponderExcluir
  2. Estava fazendo uma pesquiza e vim parar aqui no seu blog...
    amei!
    sou seu sétimo seguidor com muita honra.
    essa postagem aqui tá uma gracinha...
    tenho um blog com poemas, videos, e outras coisinhas...
    se quizer visitar e me seguir também:
    http://www.teamolilian.blogspot.com

    seus comentários e sua visita serão sempre bem vindos!
    bjin ;)

    ResponderExcluir

Recados